Orientações

Orientações e supervisões em curso:


Pós-graduação


  • Germán Moriones Polanía (ingresso: 2017) Políticas multiculturales y organización social y política en los territorios de “comunidades negras” del norte del Cauca, Colombia. Doutorado PPGCS. Bolsa: CAPES
  • Roberto Suárez Rengifo (2021) Os significados dos desenhos shipibo-conibo e a relação com a cultura kaxinawá de Acre, Brasil. Doutorado PPGAS.
  • Caroline Dias Hilgert (ingresso: 2021) A criminalização dos povos e pessoas indígenas por meio do Poder Judiciário: (des)apropriação dos conceitos antropológicos pelos atores do sistema de justiça criminal e a função da perícia antropológica no tratamento jurídico-penal. Mestrado PPGAS.
  • Paula Elaine Covo (ingresso: 2021) A árvore que chora: territorialidade, memória e agência no processo de regularização do quilombo Fazenda Pilar – Pilar do Sul – SP. Doutorado PPGCS.
  • Shirley Pimentel de Souza (ingresso: 2023) Infâncias e Pedagogias Quilombolas da beira do Velho Chico: um olhar antropológico. Doutorado no PPGAS
  • Maria Libertad Pinto Rodriguez (ingresso: 2024) Reconfiguraciones socioculturales de la población indígena en áreas urbanas. Doutorado PPGAS
  • Juliana Frassetto Moreno de Mello Sartori (ingresso: 2024) Antropologia da busca por direitos: conflitos quilombolas no Judiciário. Mestrado do PPGAS
  • Camila Freitas (re-ingresso em 2024) Água e políticas de desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha – análise das políticas públicas para a agricultura e desenvolvimento sustentável nos territórios rurais e da cidadania em Minas Gerais. Doutorado PPGCS.


Graduação


  • Yurica Oliveira Galvão Da Silva - Bolsista BAS no Projeto SAE História Indígena e do Indigenismo: coleta e organização de fontes para pesquisa, docência e extensão (2024-2026);
  • Wacy Maria Da Silva - Bolsista BAS no Projeto SAE História Indígena e do Indigenismo: coleta e organização de fontes para pesquisa, docência e extensão (2024-2026);
  • Luciene Valerio Rodrigues - Bolsista BAS no Projeto SAE História Indígena e do Indigenismo: coleta e organização de fontes para pesquisa, docência e extensão (2024-2026);
  • Lucas Gabriel Da Silva - Bolsista BAS no Projeto SAE História Indígena e do Indigenismo: coleta e organização de fontes para pesquisa, docência e extensão (2024-2026);
  • Helen Shirley Lelis Andrade - Bolsista BAS no Projeto SAE História Indígena e do Indigenismo: coleta e organização de fontes para pesquisa, docência e extensão (2024-2026);
  • Edna Karolinny de Moraes Julião - Bolsista BAS no Projeto SAE História Indígena e do Indigenismo: coleta e organização de fontes para pesquisa, docência e extensão (2024-2026);
  • Marcela Maria Torres Nonato - Bolsista BAS no Projeto SAE Ações Afirmativas para indígenas e quilombolas no Ensino Superior (2024-2026)
  • Cristina Maria Da Silva Souza - Bolsista BAS no Projeto SAE Ações Afirmativas para indígenas e quilombolas no Ensino Superior (2024-2026)
  • Ridalia Aparecida Martins Pereira - Bolsista BAS no Projeto SAE Ações Afirmativas para indígenas e quilombolas no Ensino Superior (2024-2026)


Orientações e supervisões concluídas:


Pós-doutorado


  • Suely de Castilho (profa. UFMT)
  • Caroline Parreiras 
  • Kalyla Maroum (profa. UFRJ)
  • Sofia Venturoli (profa. Univ. Torino)


Pós-graduação


  • 2021. Vieira, Judith Costa. Pelo Direito e com direito: a mobilização política do povo indígena munduruku do Planalto, PA. Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP.
  • 2020. Tofoli, Ana Lucua de Farah. "Faz tempo que disseram que não era mais pra pegar menino nos matos": narrativas de partos entre indígenas Tapeba e Tremembé no Ceará. Doutorado em Antropologia, PPGAS da UNICAMP.
  • 2020. Hoyos García, Juan Felipe. Disputando el gobierno del conflicto: política awá entre la guerra y la transición en Colombia. Doutorado am Antropologia PPGAS da UNNICAMP. - Link.
  • 2019. URSINI, Leslye B. Sobreposição e suas implicações: A complexidade fundiária de Paraty, Rio de Janeiro, Brasil. Doutorado em Antropologia. PPGAS da UNICAMP. - Link
  • 2019. CRUZ, Cassius M. Entre giros e capovas: Política do Movimento e Território no Quilombo João Surá. Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP. - Link
  • 2019. JODAS, Juliana. "A luta também é com a caneta": usos e sentidos da universidade para estudantes indígenas. Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP. - Link
  • 2019. NOVAIS, Adriana Rodrigues. A inserção dos povos do campo na luta por MemóRia, Verdade E Justiça no Brasil. Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP. - Link
  • 2018. RIBEIRO NETO, Caio Pompeia. Formação Política do Agronegócio. Doutorado em Antropologia. PPGAS da UNICAMP. - Link Tese
  • 2018. LÓPES ALDANA, Anggie Marcela. Integração econômica e Transferências: Um estudo dos efeitos produzidos pela integração da comunidade indígena Uwa ao Sistema Geral de Participações (SGP). Mestrado em Antropologia. PPGAS da UNICAMP. Bolsa: FAPESP. Link Dissertação
  • 2017. CAMARGO, Carla Souza de. Manejo das Águas e a Transformação do Território: a transposição do Rio São Francisco no sertão pernambucano . Doutorado em Ciências Sociais, PPGCS da UNICAMP. - Link Tese
  • 2017. MORIONES POLANÍA, Germán Andrés. La Toma: minería ancestral de oro y configuración territorial en una comunidad afrodescendiente del norte del Cauca, Colombia. Mestrado em Antropologia, PPGAS da UNICAMP. - Link Dissertação
  • 2017. LOVO, Arianne Rayis. “Lá, sendo o lugar deles, é também o meu lugar”: pessoa, memória e mobilidade entre os Pankararu. Mestrado em Antropologia, PPGAS da UNICAMP. - Link Dissertação
  • 2015. PONCE, Andrea García. Trayectoria de la(s) memoria(s) Aikewara: del evento de la Guerrilla de Araguaia a la Comisión de Amnistía en el actual contexto de revisión de la dictadura brasileña. Mestrado em Antropologia, PPGAS da UNICAMP. - Link Dissertação em PDF
  • 2015. ASSIS, Gabriela Piai de. Diretoria Geral dos índios e Índios na história: José Joaquim Machado de Oliveira (1844-1867). Mestrado em História, PPGH da UNICAMP / Co-orientação com Leila mezan Algranti - Link Dissertação em PDF
  • 2013. MAROUN, Kalyla. Jongo e educação: a construção de uma identidade quilombola a partir de saberes étnico-culturais do corpo. Doutorado em Educação, PPGE da PUC-Rio / Co-orientação com Isabel Lelis. - Link Tese em PDF
  • 2013. OLIVEIRA, Suely Noronha de. Diretrizes curriculares para a educação escolar quilombola: o caso da Bahia e o contexto nacional. Mestrado em Educação, PPGE da PUC-Rio / Co-orientação com Alicia M. Catalano de Bonamino - Link Dissertação em PDF
  • 2011. CORREA E CASTRO, Márcia. Enunciar Democracia e Realizar o Mercado - Políticas de Tecnologia na Educação até o Proinfo Integrado (1973-2007). Mestrado em Educação, PPGE da PUC-Rio. - Link Dissertação em PDF
  • 2010. ALVEZ, Vladimir Zamorano. Antiga Escola da Marambaia: História e memória de uma experiência do ensino industrial da pesca (Rio de Janeiro, 1939 – 1970). Mestrado em Educação, PPGE da PUC-Rio - Link Dissertação em PDF
  • 2010. CARMO, Eunápio Dutra do. O Território Educa E Politiza Na (S): Os Processos Sócio-Culturais Da Comunidade Nova Vida E As Dinâmicas De Expansão Industrial Em Barcarena. Doutorado em Educação, DINTER UEPA / PUC-Rio - Link Tese em PDF
  • 2010. PAIXÃO, Antônio Jorge Paraense da. Interculturalidade E Política Na Educação Escolar Indígena Da Aldeia Teko Haw (Tembé, Rio Gurupi, Paragominas – PA). Doutorado em Educação, DINTER UEPA / PUC-Rio - Link Tese em PDF


Graduação - PIBIC


  • Beariz Randow de Almeida (início 2021-2) Comunidades tradicionais do vale do ribeira: relações com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo - DPESP. PIBIC em Ciências Sociais. Bolsa: CNPq
  • Rafael Rocha Novais (início 2021-2) Um olhar sobre indígenas em universidades privadas: aproximações a uma maioria "invisível". PIBIC em Ciências Sociais. Bolsa: CNPq
  • Kaetê Spessotto Okano (2019.2) Ocupação territorial indígena histórica e pré-histórica dos Submédio e Baixo São Francisco: intersecções entre antropologia e arqueologia. PIBIC em Ciências Sociais. Bolsa: CNPq (1o. ano) e SAE (2o. ano)
  • 2011 - Ediléia de Carvalho Souza. Contribuições do debate sobre educação em comunidades quilombolas para os debates na Pedagogia. (Pedagogia - PIBIC/CNPq - Destaques de IC PUC-Rio (Menção Honrosa). Relatório em PDF
  • 2015 - COUTO, Pedro. O Relatório Figueiredo: dinamicas e tramas institucionais (PIBIC - Ciências Sociais). UNICAMP. Relatório em PDF
  • 2015 - FREITAS, Sinara G. de. Mapeamento de conflitos: comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira (PIBIC - Ciências Sociais). UNICAMP. Relatório em PDF


Graduação - Bolsistas de Auxílio Social (projetos SAE):


  • Alexander Lucas Pereira (início: 2020.2) Conflitos territoriais quilombolas como tema fundiário, sócio-cultural e de segurança pública: levantamento e sistematização de dados para o período 2016-2021 (Brasil). PIBIC em Ciências Sociais. Bolsa: CNPq (1o. ano) e SAE (2o. ano)
  • Michel Castro Fernandes (2021) Projeto Índios na Cidade: autobiografias. Bolsa: BAS-SAE
  • Josiane Gonçalves Lima (2021) Projeto Índios na Cidade: autobiografias. Bolsa: BAS-SAE
  • Talison Gonçalves da Silva (2021) Projeto Índios na Cidade: autobiografias. Bolsa: BAS-SAE
  • Marcal De Jesus Pedrosa Ramon (2021) Projeto Índios na Cidade: autobiografias. Bolsa: BAS-SAE
  • Jorge Luis Vitor dos Santos (2021) Projeto Índios na Cidade: autobiografias. Bolsa: BAS-SAE
  • Ediomar Silva Braga (RA:195901)
  • Rosane Malheiro Dias (2021) Projeto Índios na Cidade: autobiografias. Bolsa: BAS-SAE
  • Katharina Martins Ferreira. Projeto LaPPA. Bolsa: BAS-SAE
  • Brenda Caroline de Campos. Projeto LaPPA. Bolsa: BAS-SAE
  • Pedro Sebastian Castilho Bau (2020.1) Guia bibliográfico e de fontes sobre comunidades quilombolas. Pesquisa em História e Ciências Sociais. Bolsa: BAEF-SAE
  • Jennifer Ribeiro da Silva (Início: 2020.2) O contexto sócioeconômico regional do Vale do Ribeira (SP) e as comunidades quilombolas. Pesquisa em Economia e Ciências Sociais. Bolsa: BAS-SAE
  • 2018 - Gabriela Cassimiro da Silva. Histórias de Vida e Cura: Migração e práticas xamânicas entre os Kariri-Xocó e os Pankararu. Iniciação Científica. Bolsa: PIBIC-CNPq. link
  • 2018 - Angelica de Castro Spirandio. Guia bibliográfico e de fontes sobre comunidades quilombolas. BAS-SAE, link
  • 2018 - Jefferson Rodrigo. Base informacional Índios na Cidade e Cidades Indígenas. BAS-SAE, link

Graduação PUC-Rio


  • 2011 - LUCENA, Roberto Castro de. Acossados: Luta Infinda, Resistência Incessante (a comunidade de Sacopã / RJ). Monografia de fim de curso. História PUC-Rio.
  • 2011 - Alainaldo Onofre Cardoso. Panorama da produção bibliográfica sobre educação quilombola. (Pedagogia - FAPERJ) PUC-Rio. Relatório em PDF
  • 2011 - Alessandra Pereira. Panorama Quilombola no Estado do Rio de Janeiro: Terra, Educação e Cultura. (Ciências Sociais - PIBIC/CNPq) PUC-Rio. Relatório em PDF
  • 2011 - Camila de Souza Ferreira. Panorama Quilombola no Estado do Rio de Janeiro: Terra, Educação e Cultura. (Literatura - PIBIC/CNPq) PUC-Rio. Relatório em PDF
  • 2011 - Pedro Portella. Escola, memória e território quilombola na Região dos Lagos (RJ): apoio à implementação da lei 10639/2003 e reflexão sobre uma proposta de educação diferenciada quilombola. (Pedagogia - FAPERJ) PUC-Rio. Relatório em PDF
  • 2010 - Caroline Bárbara Castelo Branco Reis. Panorama Quilombola no Estado do Rio de Janeiro: Terra, Educação e Cultura. (História - FAPERJ) PUC-Rio. Relatório em PDF
  • 2009 - Paula Lannes Noronha dos Santos. Panorama Quilombola no Estado do Rio de Janeiro: Terra, Educação e Cultura. (Direito - FAPERJ) PUC-Rio. Relatório em PDF
  • 2007 - Thiago Trindade de Oliveira. Panorama da produção de pesquisa em educação na PUC-Rio. (Pedagogia - PIBIC/CNPq) PUC-Rio. Relatório em PDF

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