Orientações em curso

ANTROPOLOGIA - Doutorado



Ana Lúcia Farah de Tófoli (ingresso: 2014)
O parto entre indígenas Tapeba e Tremembé no Ceará


Resumo: O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de etnografar as percepções, relatos, saberes e práticas relacionadas ao evento do parto entre indígenas Tapeba e Temembé, respectivamente, nos municípios de Caucaia e Itarema, estado do Ceará. Partindo do pressuposto que o parto é um evento social e culturalmente orientado, a partir do evento do parto busca-se compreender as redes de inter-relações, solidariedade e reciprocidade que se estabelece tendo como eixo o parto, as parteiras e agentes de saúde indígenas. A pesquisa terá uma perspectiva diacrônica, uma vez que dentro da temática existe uma ruptura percebida, nos últimos 40 anos, quando as práticas de parteiras tradicionais, anteriormente realizadas dentro das aldeias por mulheres indígenas passaram paulatinamente para o atendimento medicalizado e o parto hospitalar. Essa ruptura e mudança estão baseadas em questões socioculturais antropologicamente relevantes.


Juan Felipe Hoyos G. (ingresso: 2014)
Multiculturalismo Humanitário? Reconhecimento étnico no conflito armado colombiano.
Bolsa: COLFUTURO

Resumo: O multiculturalismo em Colômbia foi parte de um projeto político que procurou superar o conflito social e armado que arrasava o país, por médio da instituição do modelo de Estado Social de Direito e o reconhecimento dos direitos específicos dos grupos étnicos, e cujo resultado é a Constituição de 1991. No entanto, o conflito armado se agravou com serias implicações para a população civil, de modo que o multiculturalismo foi implementado pelo Estado e os diversos atores sociais no médio da guerra, apelando aos marcos dos direitos humanos e instrumentos „humanitários‟ próprios das intervenções em conflitos armados. O objetivo desta pesquisa é analisar a inserção do discurso do humanitarismo nos discursos e práticas multiculturais, privilegiando a observação do caso dos awá, povo indígena do sudoeste da Colômbia gravemente afetado pelo conflito armado. A ação humanitária na região tem sido amalgamada com o exercício de direitos próprios do multiculturalismo, como a consulta prévia, processos de reparação ordenados na recentemente aprovada Lei de Vítimas, e intervenções humanitárias com a suposta "abordagem diferenciada étnica". Mas, qual é o papel desse humanitarismo na construção da alteridade étnica e cultural no discurso e prática multicultural? Que efeitos tem aquela relação nas cotidianidades dos indígenas e de suas organizações que interatuam com tais intervenções? Como se intersectam as moralidades multiculturais e humanitárias? Tenho a intenção de, finalmente, discutir sobre a cultura e seu lugar na constituição de uma governamentalidade da diferença, uma questão que atravessa as preocupações atuais sobre a relação entre a diversidade, diferença e desigualdade na América Latina.


CIÊNCIAS SOCIAIS - Doutorado



Germán Moriones Polanía (ingresso: 2017)
Políticas multiculturales y organización social y política en los territorios de “comunidades negras” del norte del Cauca, Colombia 
Bolsa: CAPES
Resumo: La presente propuesta tiene como objeto central estudiar las relaciones establecidas entre las organizaciones sociales y políticas de las comunidades negras del norte del Cauca, el Estado Colombiano y actores no gubernamentales que intervienen en esta región, teniendo como foco central los efectos de las políticas multiculturales que desde la década de 1990 se han venido desplegando y disputando, las cuales han contribuido en un proceso de re-definición del sentido y la forma de ejercer política, la re-definición de territorios yla re-construcción y re-presentación de identidades en los grupos étnicos. Así, nos proponemos indagar cómo a partir de la segunda mitad de la década de 1990 se comienza a gestar una movilización y organización regional de carácter étnico en esta región, que viene a consolidarse a mediados de la década de 2000. Esta relaciónes entendida más allá de una confrontación directa entre actores con proyectos antagónicos -unas comunidades en “resistencia” al estamento “hegemónico” (Estado u otros actores), sino que, por el contrario, será pensada a partir de cuestionamientos sobre las formas como las comunidades negras del norte del Cauca interpretan, asimilan, interpelan y se adecuan a una entramado político-jurídico que las desafía y las expone a tensiones con sus propios procesos históricos y formas de gestionar el territorio.

Rosana Menezes (ingresso: 2015)
Territórios da Re-Existência: rabelados em Cabo Verde 

Bolsa: CAPES
Resumo: Esta tese propõe uma etnografia da comunidade de Rabelados de Espinho Branco, localizada no Concelho de São Miguel, parte oriental da Ilha de Santiago, Cabo Verde, tendo por foco a memória do grupo e sua relação com a produção de uma territorialidade própria. O Concelho de São Miguel foi uma das áreas ocupadas pelos escravizados fugidos de Ribeira Grande, a Serra Malagueta, região que mais tarde abrigou militantes da luta pela independência de Cabo Verde. A relação entre tais eventos, fundamentais para a história nacional, e o processo de formação dos Rabelados, enquanto grupo étnico e território de re-existência , estão no centro de nossas preocupações.


Camila Freitas (ingresso: 2014)
Água e políticas de desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha – análise das políticas públicas para a agricultura e desenvolvimento sustentável nos territórios rurais e da cidadania em Minas Gerais 

Bolsa: CAPES
Resumo: Este projeto investiga como tem ocorrido a gestão de políticas públicas para a agricultura familiar, desde distintos contextos sociais, econômicos, culturais, de organização política e interação entre atores de organizações públicas e da sociedade civil organizada? Porém, é preciso considerar o caminho que percorri até chegar a essa pergunta e quais os recursos teóricos metodológicos pretendo utilizar para respondê-la. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender os processos de gestão das políticas de apoio à agricultura familiar: pela relativamente recente inserção de políticas específicas a essa categoria, pela proposta de descentralização e compartilhamento de responsabilidades entre organizações públicas e da sociedade civil organizada na condução e gestão das políticas, pelos diversos contextos em que se inserem as políticas de apoio à agricultura familiar, pelo montante de recursos investidos, pela diversidade de atores envolvidos, pela capacidade de mobilização política, e por poder fazê-lo à luz das singularidades dos territórios rurais e da cidadania.


Judith Costa Vieira (ingresso: 2014)
O direito de propriedade frente às demandas coletivas e plurais de reconhecimento territorial na Amazônia 

Bolsa: CAPES (PRODOUTORAL/ UFOPA)
Resumo: Pesquisa sobre o instituto do Direito de Propriedade na região Amazônica partindo do contexto social e político de reivindicação de direitos territoriais de grupos étnicos. Este estudo terá como ponto de partida a analise de duas situações sociais específicas de disputa territorial relacionadas aos grupos quilombolas organizados na Associação de Remanescentes de quilombo do Arapemã residente no Maicá e na Associação Remanescente de quilombo de Murumurutuba e ainda do grupo autoidentificado como indígenas Mundurukus do Planalto no município de Santarém-Pará entender qual a função e o sentido do Direito de Propriedade para estes grupos. Almeja-se com esta pesquisa contribuir para uma melhor compreensão sobre os institutos jurídicos, em especial, sobre o Direito de propriedade no meio social.

CIÊNCIAS SOCIAIS - Graduação



Kaetê Spessotto Okano (Início: 2019)
Ocupação territorial indígena histórica e pré-histórica dos Submédio e Baixo São Francisco: intersecções entre antropologia e arqueologia
Resumo: Este projeto propõe o levantamento bibliográfico e a realização de entrevistas com arqueólogos referentes a pesquisas sobre a ocupação indígena pré-colonial na região do Submédio e Baixo São Francisco, em uma interface entre antropologia e arqueologia. Seu interesse é produzir uma síntese das informações arqueológicas, assim como uma investigação sobre as características deste campo de investigação, destinados ao debate histórico, etnológico e político sobre a presença indígena histórica e pré-histórica na região. Por isso, o recorte geográfico escolhido se relaciona, de um lado, com os projetos de salvamento arqueológico das barragens instaladas no Rio São Francisco e, de outro lado, com as reivindicações territoriais dos atuais povos indígenas da região. Espera-se contribuir para o diálogo interdisciplinar com a elaboração de um material de referência para posteriores pesquisas nessas áreas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário