quarta-feira, 8 de março de 2017

Seminário de Teoria e Metodologia em Ciências Sociais 2017

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
IFCH – UNICAMP
2017, 1º. Semestre
Disciplina CS661 - Seminário de Teoria e Metodologia em Ciências Sociais
Docente: José Maurício Arruti
EMENTA
Este seminário, obrigatório a todos os doutorandos ingressantes, organizar-se em torno da discussão de textos, temas, problemas e experiências fundamentais ao processo de pesquisa em Ciências Sociais. Sua realização buscará cobrir duas dimensões. A dimensão experiencial, que aborda o processo de construção da pesquisa e seus dilemas de inclusão e exclusão, aproximação e afastamento, que se traduzem em tópicos relativos às escolhas éticas e políticas, às opções de recorte do objeto teórico e analítico, entre outros. E a dimensão conceitual, na qual a ênfase recai sobre como a escolha das estratégias metodológicas de uma pesquisa podem ser traduzidas por meio da dialética entre pares conceituais clássicos às Ciências Sociais, mas sempre revisitados, como micro e macro; qualitativo e quantitativo; estrutura e ação; desigualdade e diferença, objetividade e subjetividade, entre outros.
PLANO DE CURSO

Aulas 1e 2 [e extra] - Apresentação
  • Dia 08/03 - Apresentação do PPGCS, do plano de curso e da atividade da aula seguinte
  • Dia 15/03 - Visão panorâmica dos projetos ingressantes (aula dupla, das 8 as 14hs)


Aulas 3 a 5- Módulo 1 - Antinomias conceituais:
  • Dia 22/03 - Quali-Quanti - Ronaldo Almeida
  • Dia 29/03 - Estrutura e Ação – Valeriano M. F. Costa (e Mauro Almeida - a confirmar)
    • 16hs - Atividade complementar: PALESTRA  de Eduardo Restrepo: Antropologia en Colombia: trayectorias, problemáticas y perspectivas.
  • Dia 05/04 - Micro-Macro - J. M. Arruti

Aulas 6 a 8 - Módulo 2 - Métodos Quantitativos:
  • Dia 12/04 - O uso dos estudos de Opinião Pública - Oswaldo Amaral
  • Dia 19/04 - O uso de fontes demográficas - José Marcos P. Cunha
  • Dia 26/04 - Organizando surveys - Graziela Castelo
    • 16hs - Atividade complementar - Oficina de métodos quantitativos com a profa. Graziela Castelo

Aulas 9 a 11 - Módulo 3 - Métodos Qualitativos:
  • Dia 03/05 - Entrevistas - Isadora L. França
  • Dia 10/05 - Etnografia - Taniele Rui
  • Dia 17/05 - Documentos - Silvia H. Lara

Aulas 12 a 14 - Módulo 4 - Dimensões Narrativas:
  • Dia 24/05 - O uso das Histórias de vida – Suely Kofes
    • 16hs - Atividade complementar - PALESTRA  de Jeanne-Marie Gagnebin - Narrativa, memória e história em W. Benjamim
  • Dia 31/05 - O uso de Imagens - Fabiana Bruno
  • Dia 07/06 - O uso da Literatura – Omar R. Thomaz

Aula 15 - Dia 14/06 – Encerramento

BIBLIOGRAFIA
A bibliografia será indicada pelos professores responsáveis pelas aulas com antecedência de, no mínimo, uma semana.


AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada com base nos trabalhos que os alunos produzirão ao longo de cada módulo e que serão entregues em até uma semana depois do fim do módulo. Cada trabalho deve ter de 12 a 16 mil caracteres e será avaliado pelo grupo de professores responsáveis pelo módulo. O calendário de entrega dos exercícios é o seguinte:
  • 12/04 – Entrega do exercício do Módulo 1
  • 03/05 – Entrega do exercício do Módulo 2
  • 24/05 – Entrega do exercício do Módulo 3
  • 14/06 – Entrega do exercício do Módulo 4
A nota de cada exercício será a média das avaliações de cada professor do módulo. A nota final da disciplina será atribuída com base na média das avaliações dos quatro trabalhos. Os trabalhos serão feitos sempre a partir do mesmo enunciado:
“Disserte sobre as estratégias de pesquisa abordadas neste módulo, apropriando-se delas para refletir sobre o seu próprio tema de pesquisa”.
Os exercícios produzidos a partir de tal enunciado em cada módulo serão avaliados segundo dois critérios:
(a) a correta articulação entre as questões teóricas e metodológicas apresentadas no conjunto das aulas de cada módulo;
(b) a capacidade de se apropriar criativamente das questões de cada módulo para propor abordagens alternativas do seu objeto de pesquisa.
O professor responsável pela disciplina organizará o processo de avaliação dos professores de cada módulo e decidirá se e quando será necessário aplicar um trabalho final para alunos que necessitem a melhoria do conceito final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário