segunda-feira, 2 de março de 2015

Curso: Mobilidade, urbanidade e demografia indígena

2015.1

Pós-Graduação
Tópicos Especiais: Mobilidade, urbanidade e demografia indígena (HZ169-B / HS123-J)

Docentes: José Maurício Arruti e Marta Azevedo

Programa:

O curso apresenta bibliografia e dados de pesquisa relativos aos temas (aqui conexos) da mobilidade indígena e da relação entre povos indígenas e cidades: a migração, as redes familiares, a busca por emprego e por educação, os cortes de gênero e de geração na experiência da mobilidade e da cidade, a reorganização étnica em contexto urbano, o torna-se branco e o manter-se índio.

A disciplina será organizada com base em três modalidades de aulas. As Aulas Expositivas, baseadas na apresentação e no debate de leituras realizadas com antecedência, com o auxílio das Fichas de Leitura. Os Seminários, a serem apresentados pelos alunos. E os Laboratórios, nos quais trabalharemos em sala sobre dossiês com informações qualitativas (textos, documentos, fotos, material de imprensa) e/ou dados quantitativos (destacadamente dos censos demográficos) sobre determinado caso ou problema, entregues previamente. Neste caso, os estudantes serão estimulados a realizar suas próprias análises dos materiais de pesquisa disponíveis. Tais análises deverão informar avaliações posteriores, realizadas em sala.

O curso se estrutura sobre a leitura da bibliografia disponível sobre o tema de forma mais ampla, tendo por objetivo identificar referenciais teóricos, procedimentos metodológicos, objetos e problemas de análise e casos destinados à comparação. Depois de passar rapidamente pelos precedentes dos estudos sobre etnicidade e urbanidade desenvolvidos pela Escola de Manchester (contextos africanos) e pela Escola de Chicago (contexto norte-americano), faremos a leitura dos trabalhos inaugurais entre nós sobre o tema de Roberto Cardoso de Oliveira, das monografias seguintes orientadas ou sob a influência deste autor, para aportarmos na bibliografia recente, acumulada nos últimos dez anos.

Nos últimos dez anos os estudos monográficos sobre o tema ganharam a companhia dos estudos demográficos, em função de uma série de mudanças que se vêm operando nos censos nacionais com relação à coleta de informações sobre “cor, raça e etnia”. Assim, uma parte do curso será dedicada também à apresentação dessas mudanças e dos seus efeitos sobre o nosso conhecimento do fenômeno da mobilidade indígena e sua presença nas cidades. Nos Laboratórios finais daremos ênfase à manipulação dos dados demográficos disponíveis.

O referente empírico principal do curso é a situação do povo pankararu, em transito entre sua aldeia de origem, situada no sertão pernambucano (TI Pankararu, municípios de Tacaratu, Petrolância e Jatobá), e a região metropolitana de São Paulo (o Real Parque, no bairro do Morumbi e a Zona Leste). A pesquisa em curso sobre o tema será constantemente evocada ao longo das aulas expositivas e seus materiais serão disponibilizados nas aulas laboratório.


Calendário:

1. 02/03 – Aula Expositiva – Apresentação;

2. 09/03 – Aula Expositiva - Notas introdutórias sobre as escolas de Manchester e de Chicago;

3. 16/ 03 – Discussão - Roberto Cardoso de Oliveira e a questão da mudança social entre grupos ameríndios no Brasil;

4. 23/03 – Seminários - Monografias do projeto “Índios Citadinos em Manaus” (anos 1980): Fígoli, Romano e Lazarin.

5. 30/03 – Discussão: A teoria de Barth sobre Grupos étnicos

6. 06/04 – Exercício – Questões cruzadas (ver anexo I)

7. 13/04 – Exercício – Continuação

8. 27/04 – Seminários – Leituras recentes sobre América Latina: Pérez, Molina, Buznego, Zúñiga, Durin e Cumes.

9. 04/05 – Discussão: Estudos recentes sobre o Alto Rio Negro - Andrello;

10. 18/05 – Discussão: Estudos recentes sobre o Alto Rio Negro - Lasmar;

11. 25/05 – Discussão: O caso Pankararu – Estanislau;

12. 01/06 – Laboratório – Questões cruzadas (ver anexo II);

13. 08/06 – Aula Expositiva – Sobre a abordagem demográfica da mobilidade e da presença indígena nas cidades;

14. 15/06 – Laboratório – Dados do Censo Demográfico I

15. 22/06 – Laboratório – Dados do Censo Demográfico II

16. 29/06 – Avaliação

Bibliografia:

AGIER, Michel. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo, SP: Terceiro Nome, 2011. 213 p. (Antropologia hoje).

ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre S. 2011. O Regime Imagético Pankararu (Tradução Intercultural na Cidade de São Paulo). Tese de Doutorado / Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

ANDRELLO, Geraldo. Cidade do índio: Transformações e cotidiano em Iauaretê, 2006.

BEAN, F. D. e Frisbie, W. P. 1978. The Demography of racial and ethnic groups. Academic Press, University of Texas Press.

BUZNEGO, María E. D’Aubeterre. Vívir em los márgenes: La inserción periférica de niñas y adolescentes em uma comunidad de transmigrantes de origen nahua estabelecidos em Los Ángeles, California. In: Etnicidades urbanas em lãs Americas. Processos de inserción, discriminación y políticas multiculturalistas / Séverine Durin (coord.). México: CIESAS, p. 183-206.

COHEN, Abner (ed.). 2004. Urban ethnicity. London: Routledge,. 391 p. (Routledge library editions, Africa ; 3).

COULON, Alain. A escola de Chicago. Campinas, SP: Papirus, 1995. 135 p.

CUMES, Aura. Multiculturalismo y ‘unidade nacional’ em Guatemala. Dinámicas de mayanización em um contexto turbulento e ideologizado. In: Etnicidades urbanas em lãs Americas. Processos de inserción, discriminación y políticas multiculturalistas / Séverine Durin (coord.). México: CIESAS, p. 359-374.

DURIN, Séverine. Políticas neoindigenistas e multiculturalistas em El médio urbano. El Estado y los indígenas em El Área Metropolitana de Monterrey. In: Etnicidades urbanas em lãs Americas. Processos de inserción, discriminación y políticas multiculturalistas / Séverine Durin (coord.). México: CIESAS, p. 313-338.

FÍGOLI, Leonardo H. G. Identidade étnica e regional: trajeto construtivo de uma identidade social. 1982. 244 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Departamentode Antropologia, UnB, Brasília, [1982].

GORDON, Cesar. 2006. Economia Selvagem: ritual e mercadoria entre os índios xikrin-mebengokrê. São Paulo: UNESP, ISA, NUTI, 451 p.

JOURNET, O. – 1995 – “Um outro olhar” in Jean-Louis Besson (org.), A Ilusão das Estatísticas. Editora da UNESP.

LASMAR, Cristiane. 2005. De volta ao Lago de Leite: gênero e transformação no Alto Rio Negro. Sâo Paulo: UNESP, ISA, NUTI, 285 p.

LAZARIN, Marco Antonio. A Descida do Rio Purus: uma experiência de contato interétnico. 1981. 152 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Departamento de Antropologia, UnB, Brasília, [1981].

LOBO, Susan. 2007. Migración urbana indígena interna en los Estados Unidos” . in Migraciones Indígenas en las Américas. IIDH, Instituto Interamericano de Derechos Humanos.

MATTA, Priscila. 2005. Dois Elos da Mesma corrente - Uma etnografia da corrida do Umbu e da Penitência entre os Pankararu. Dissertação de Mestrado. PPGAS da USP.

MAYER. Adrian. “A importância dos „quase grupos‟ no estudo das sociedades complexas”. In: Antropologia das sociedades contemporâneas: métodos. São Paulo, Unesp, 2010.

MITCHELL, J. Clyde. 1971 [1956]. “The Kalela dance: Aspects of Social Relationships among Urban Africans in Northern Rhodesia.”. The Rhodes – Livingstone Papers no.27. Manchester: Manchester University Press.

MOLINA, Virgínia. Inserción laboral de los indígenas em La ciudad de México. In: Etnicidades urbanas em lãs Americas. Processos de inserción, discriminación y políticas multiculturalistas / Séverine Durin (coord.). México: CIESAS, p. 77-94.

NAKASHIMA, Edson Yukio e Albuquerque, Marcos Alexandre dos Santos . 2011. A cultura política da visibilidade: os Pankararu na cidade de São Paulo. Est. Hist., Rio de Jane i ro, vol. 24, nº 47, p. 182-201, janeiro-junho.

NAKASHIMA, Edson Yukio. 2009. Reatando As Pontas Da Rama: A Inserção Dos Alunos Da Etnia Indígena Pankararu Em Uma Escola Pública Na Cidade De São Paulo. 1v. 248p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Urbanização e tribalismo, 1968.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O indio e o mundo dos brancos. 4. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 1996. 198p.

OSÓRIO, Rafael G. 2003. O sistema classificatório de “cor ou raça” do IBGE. Texto para discussão n. 996, IPEA, Brasília.

OTAVALO, Lucila Lema. 2007. La cultura viajera de los Kichwa Otavalo Del Ecuador. In Migraciones Indígenas en las Américas. IIDH, Instituto Interamericano de Derechos Humanos..

PARK, R.E. "A cidade: sugestões para investigação do comportamento humano no meio urbano" (1916) in: Velho, O (org) op cit.

PARK, Robert Ezra; BURGESS, Ernest W; MCKENZIE, Roderick D (Coaut. de). The city. Chicago; London: University of Chicago, c1967. 239 p. (The heritage of sociology).

PENTEADO, Yara Maria Brum. A condição urbana: estudo de dois casos de inserção do índio na vida cotidiana. 1980. 118 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) -Departamento de Antropologia, UnB, Brasília, [1980].

PÉREZ, Maria Leticia Rivermar. Nahuas de estado de Puebla em El mercado laboral de La costa este de los Estados Unidos. In: Etnicidades urbanas em lãs Americas. Processos de inserción, discriminación y políticas multiculturalistas / Séverine Durin (coord.). México: CIESAS, p.55-76.

ROMANO, Jorge Osvaldo. Índios proletários em Manaus: o caso dos Sateré-Mawé citadinos. 1982. 322 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Departamento de Antropologia, UnB, Brasília, [1982].

SIMMEL, George. "A metrópole e a vida mental" (1902) in: Velho, O. (org) O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

VIANNA, Fernando de L. B. 2008. Boleiros do Cerrado: índios xavante e o futebol. São Paulo: Analumbre, FAPESP, ISA, 336p.

WIRTH, Louis. “Introduction: the concept of the ghetto” e “The sociological significance of the ghetto”. In The Ghetto. Chicago: University of Chicago Press. 1956 (1928).

WIRTH, Louis. “O urbanismo como modo de vida” (1938) in: Velho, O. (org), op cit

ZUÑIGA, Rebeca Moreno. Indígenas em La ciudad y en la lejanía. La representación diferenciada de los indígenas em lo discurso periodístico (El Norte: 1998-2006). In: Etnicidades urbanas em lãs Americas. Processos de inserción, discriminación y políticas multiculturalistas / Séverine Durin (coord.). México: CIESAS, p. 253-268.

Bibliografia complementar:

ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre dos Santos . 2010. A Intenção Pankararu (a “dança dos praiás” como tradução intercultural na cidade de São Paulo). Cadernos do LEME, Campina Grande, vol. 2, nº 1, p. 2 – 33. jan./jun.

ANARFI, John K. 1998– Anthropological Perspectives on Migration in África. In The methods and uses of anthropological demography. Alaka Malwade Basu and Peter Aaby. Clarendon Press. Oxford,.

BAINES, SG. 2001. As chamadas ‘aldeias urbanas’ ou ‘índios na cidade’. Revista Brasil Indígena. http://www.ipol.org.br/ler.php?cod=212

BOTT, Elizabeth. Familia e rede social. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1976. 319p. (Ciências sociais).

COAST, Ernestina. 2001. Ethnographic demography: the use of ethnographic texts by demographers – paper presented in IUSSP General Population Conference, Salvador, Brazil, 20-24th August 2001

EUFRASIO, Mário A. Estrutura urbana e ecologia humana: a Escola Sociologica de Chicago (1915-1940). São Paulo, SP: USP-Curso de Pos-Graduação em Sociologia: Editora 34, 1999. 305 p.

FIELDMAN BIANCO, Bela. “Prefácio à 2ª edição” e “Introdução”. In: Antropologia das sociedades contemporâneas: métodos. São Paulo, Unesp, 2010.

JOHNSON-HANKS, Jennifer. 2007- What kind of theory for anthropological demography? In Demographic Research, vol 16, article 1. January,.

LOPES, Rafael da C. C.. 2011. Cura Encantada: Medicina Tradicional e Biomedicina entre os Pankararu do Real Parque em São Paulo. Dissertação de Mestrado em Ciências, PPG em Enfermagem, USP.

MAHARATNA, Arup. 2005– “On the ‘brighter Side’ of tribal mobility: a case study of Shantals in Rural Bengal”. In Demography perspectives o Indian’s tribes. Arup Maharatna. Oxford University Press. Índia,.

MATTA, Priscila. 2009. "Dois elos da mesma corrente: os rituais da Corrida do Imbu e da Penitência entre os Pankararu". Cadernos de Campo, n. 18, p. 1-352.

NUNES, Eduardo Soares. 2010. Aldeias Urbanas Ou Cidades Indígenas? Reflexões Sobre Índios E Cidades. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 9-30, jan./jun.

NUNES, Eduardo Soares. 2012. No asfalto nao se pesca. Parentesco, mistura e transformação entre os Karaja de Buridina (Aruana –GO) Dissertação de mestrado, PPGAS, Universidade de Brasília.

PALADINO, Mariana. 2006. Estudar e experimentar na cidade: Trajetórias sociais, escolarização e experiência urbana entre “Jovens” indígenas ticuna, Amazonas. Rio de Janeiro: UFRJ/PPGAS, Museu Nacional.

PALADINO, Mariana. 2010. “O retorno à comunidade”: trajetórias de indígenas Ticuna que estudaram na cidade, ocupação de cargos na aldeia e processos de diferenciação social. Revista Pós Ciências Sociais. v.7, n.14, jul./dez.

PARK, Robert Ezra. Race and culture. Glencoe, Ill.: The Free Press, c1950. xxii, 403p. (Collected papers / Robert Ezra Park, 1).ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre Dos Santos. 2007. Mobilização Étnica Na Cidade De São Paulo: O Caso Dos Índios Pankararu. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 73-101, jul./dez.

THOMAS, William e ZNANIECKI, Florian. Parte III “Organization and Disorganization in America. Introduction. (p.1467-1479) e “The Polish-American Community”. In The Polish peasant in Europe and America. New York: Octagon Books. 1974.

VILA NOVA, Sebastião. Donald Pierson e a escola de Chicago na sociologia brasileira : entre humanistas e messianicos. Lisboa: Vega, 1998. 214p

WACQUANT. Loïc. “Que é Gueto? Construindo um conceito sociológico”. Revista Sociologia e Política, Curitiba, 23, p. 155-164, nov. 2004.

Observações:
Em função da presença de convidados, algumas aulas podem ter de trocar de datas. A bibliografia está em construção e ainda pode sofrer alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário