sábado, 18 de agosto de 2012

Curso de Leitura Índios na Cidade

Estamos organizando um Grupo de Leitura sob o rótulo Índios na cidade e Cidades indígenas. Ele está diretamente relacionado à proposição (e aprovação) de um projeto no Edital Universal do CNPq que tem por objetivo primeiro a análise da situação dos pankararu no transito entre sua aldeia em Pernambuco e a favela em São Paulo, mas quer também estender seu olhar sobre outras situações indígenas em São Paulo e outras outras cidades.
Observamos que na bibliografia sobre o tema, as primeiras abordagens foram realizadas na chave da ‘assimilação étnica’, assim como da ‘integração na sociedade de classes’. Este é nada menos que o tema central da tese de doutorado de Roberto Cardoso de Oliveira, defendida em 1966 (Cardoso de Oliveira, 1968) sobre os Terena nas cidades de Campo Grande e Aquidauana (MT), assim como de mais quatro dissertações de mestrado do início da década de 1980, três delas orientadas pelo próprio Cardoso de Oliveira (ROMANO, 1982; LAZARIN, 1981; FÍGOLI, 1982), e outra orientada por um dos seus colaboradores diretos, Julio Cezar Melatti (PENTEADO, 1980). Este conjunto de texto constitui o primeiro bloco de leituras, que designamos “Perspectiva da ‘mudança social’”.

Em função das alterações realizadas no processo de recenseamento populacional no Brasil, primeiro com a adoção da ato-atribuição de ‘cor e raça’, que veio acompanhada de uma explosão do número de pessoas auto-declaradas indígenas (Crescimento de cerca de 180% entre 1991 e 2001), em seguida, com a inclusão da coleta de informação sobre a auto-atribuição étnica (iniciada no Censo de 2010), há o surgimento de uma literatura na Demografia, ou baseada em dados demográficos, sobre o tema dos índios na cidade. Nesta bibliografia predominam ainda os artigos e comunicações em congressos, dentre os quais teremos que realizar uma seleção de forma a montar o nosso segundo módulo de leituras. Assim, o nosso segundo Módulo de leituras será dedicado a “Os dados censitários”.

Isso significa que, depois de um intervalo de 20 anos, no qual o interesse pelo tema dos índios na cidade desaparece, ele é retomado a partir dos anos 2000. Em um levantamento preliminar de trabalhos recentes sobre a questão localizei cerca de 50 títulos, dentre os quais é possível fazer algumas distinções elementares de forma a sustentar uma seleção de trabalhos a serem lidos nos blocos seguintes.

Do conjunto que emerge nesta nova fase da bibliografia, daremos destaque ao trabalho de Geraldo ANDRELLO (Cidade do índio: Transformações e cotidiano em Iauaretê, 2006) por este se afiliar diretamente ao um projeto antropológico que apresenta uma crítica à perspectiva da ‘mudança social’, colocando em seu lugar o tema das ‘transformações indígenas’ que, em lugar de apontar para a relação entre mudança, classe e etnicidade, está centrado na ideia de uma transformação indígena baseada na permanência ou resistência mítico-cosmológica. Módulo 3 será dedicado, então, a “A perspectiva da ‘transformação’”.

Mais ou menos alheios ao tipo de oposição proposta pela perspectiva da transformação, é possível identificar no conjunto bibliográfico levantado a presença de alguns temas, regiões e grupos de destaque. Entre os temas, se destacam 'etnicidade', ‘territorialização’ e ‘educação’; Entre as regiões se destacam a Amazônia (em especial Manaus e Alto Rio Negro), o Centro-Oeste (com franca concentração nos estados do MT e MS) e especificamente o estado de São Paulo (onde a bibliografia de concentra na capital ou região metropolitana); Finalmente, entre os grupos se destacam os Ticuna, os Terena, os Guarani e os Pankararu. Preliminarmente destacaremos os estudos divididos por grupos étnicos, iniciando pelos Pankararu, que dominam a produção bibliográfica sobre a metrópole paulista.

O Grupo de Estudos ganhou a forma de um Curso de Leitura no segundo semestre de 2012, mas pretendemos dar continuidade a ele, pelo menos ao longo do período do projeto a que fizemos referência (2013-2015).

Bibliografia:

ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre. 2011. O Regime imagético Pankararu – tradução intercultural na cidade de São Paulo. Doutorado do PPGAS da UFSC.

ANDRELLO, Geraldo. 2006. Cidade do índio: Transformações e cotidiano em Iauaretê.

ARRUTI, J. M. 1996. O reencantamento do Mundo. Mestrado do PPGAS do Museu Nacional – UFRJ.

DEL POPOLO, Fabiana e RIBOTTA, Bruno. Migración de jóvenes indígenas en América Latina, 25p.

FÍGOLI, Leonardo H. G. Identidade étnica e regional: trajeto construtivo de uma identidade social. 1982. 244 f. Mestrado em Antropologia, UnB, Brasília: 1982.

LAZARIN, Marco Antonio. A Descida do Rio Purus: uma experiência de contato interétnico. 1981. 152 f. Mestrado em Antropologia, UnB, Brasília: 1981.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. 1968. Urbanização e tribalismo.

PAGLIARO, Heloísa; AZEVEDO, Marta Maria e SANTOS, Ricardo Ventura (org.). Demografia dos Povos Indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz e Associação Brasileira de Estudos Populacionais/Abep, 2005.

PENTEADO, Yara Maria Brum. A condição urbana: estudo de dois casos de inserção do índio na vida cotidiana. 1980. 118 f. Mestrado em Antropologia, UnB, Brasília: 1980.

ROMANO, Jorge Osvaldo. 1982. Índios proletários em Manaus: o caso dos Sateré-Mawé citadinos. 1982. 322 f. Mestrado em Antropologia, UnB, Brasília.

TEIXEIRA, P.; BRASIL, M. C. Migração, urbanização e características da população indígena do Brasil através da análise dos dados censitários de 1991 e 2000. In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE POBLACIÓN,3, 2008, Anais... Córdoba, Ar. 2008.
.